12 de jul. de 2010

Newsletter COFFITO 12/07/2010





Fentas e Coffito se reúnem para discutir a inserção da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional nas políticas de Saúde



O Fórum das Entidades Nacionais dos Trabalhadores da Área de Saúde (Fentas) e representantes do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito) estiveram reunidos, na sede do Conselho, para debater assuntos discutidos no Conselho Nacional de Saúde (CNS) e no Ministério de Saúde. Segundo o Dr. Wilen Heil, representante do Coffito no Fentas, o objetivo da reunião é congregar todas as entidades de representação dos trabalhadores da Saúde, que participam do Fentas, com o objetivo de agregar valor às discussões sobre as políticas de Saúde envolvendo a Fisioterapia e a Terapia Ocupacional.



Mais de vinte entidades participaram da reunião que contou, também, com a participação do presidente do CNS, Francisco Batista Junior, e da coordenadora do Fentas, Ana Cristina Brasil.







Coffito participa da reunião do Conselho Nacional de Saúde



Durante os dias 7 e 8 de julho, acontece uma das Reuniões Ordinárias do Conselho Nacional de Saúde (CNS). Durante o encontro, que conta com a participação do Coffito – representado pelo Dr. Wilen Heil –, serão debatidos vários temas. Dentre os principais estão o atual panorama da Oncologia no Brasil e a discussão sobre as Políticas de Saúde para os Trabalhadores.



O Coffito representa os interesses dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais com o objetivo de inserir esses profissionais nas políticas de saúde pública, com a finalidade de aprimorar a qualidade da Saúde e do atendimento à população.



O presidente do CNS, Francisco Batista Júnior, afirma que a situação da Oncologia no Brasil é dramática. “São milhares de pessoas que aguardam por atendimento de equipes multiprofissionais e tratamentos específicos, como quimioterapia e reabilitação”, afirma.



Outro tema a ser debatido na reunião é a Saúde do Trabalhador. Segundo Francisco Batista, já existe uma proposta de Política Nacional de Saúde do Trabalhador, mas devido à polêmica do tema e a falta de vontade de algumas categorias da sociedade, como empresários, o projeto ainda não foi assinado pelo presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva. “Infelizmente, nós não temos no Brasil uma cultura, por parte das empresas, de Prevenção à Saúde do Trabalhador e precaução com acidentes”, conclui o presidente.







Crefito 5/RS participa do Fórum Permanente pela Democratização da Saúde



O presidente do Crefito 5, Alexandre Doval, participou, no dia 7 de julho, da reunião do Fórum Permanente pela Democratização da Saúde (FDPS). O evento contou com a presença do deputado federal Ciro Simoni (PDT/RS) e de entidades representantes de conselhos profissionais na área da Saúde.



A reunião com o deputado foi sobre a inclusão dos profissionais de diversas áreas da Saúde, como Fisioterapia e Terapia Ocupacional, no Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (IPE). Os representantes do FPDS falaram sobre a importância da prevenção aos problemas de saúde antes que eles se tornem crônicos. O encontro também serviu para analisar a tramitação do Projeto de Lei 126/2010, apresentado por Ciro Simoni. A proposta prevê a inclusão dos serviços fisioterapêuticos no atendimento pelo IPE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário